Equilibrando as pessoas de Dosha Vata

Pessoas com o dosha Vata predominando possuem na composição o elemento ar e éter(espaço) em maior proporção do que os demais. Se o Dosha Vata estiver desequilibrado, agravado, estas características ficam exacerbadas.

Uma das características deste dosha é ter a tendência a inconstância e instabilidade em sua personalidade.

  • São mais instáveis em relação à coragem e à vontade.
  • São facilmente excitáveis e de humor inconstante.
  • Tendem a falar muito e a dizer coisas irrelevantes.
  • São de natureza entusiasmada, viva e criativa mas sem persistência.
  • Mudam facilmente de um projeto ou ideia a outra.
  • Aprende coisas novas com facilidade mas esquecem-se com a mesma rapidez.
  • São sonhadores, de imaginação ativa e tendem a fugir da realidade.

E entre outras características…

Consegues ver o padrão entre elas? Consegues ver como todas se conectam à força e instabilidade do ar e da expansão de possibilidades do éter(espaço)?

Então o que seria bom para pessoas com este Dosha acentuado? Como podemos equilibra-lo para então conseguirmos cultivar o poder da criatividade, ação e imaginação, que são características do Vata, e ainda cultivar também as energias de consistência, de calma, aterramento e determinação que são predominantes nos outros dois doshas, Kapha e Pitta?

Conexão com o corpo.

A prática de Yoga para as pessoas com o dosha Vata predominando é uma das melhores atividades que eles podem fazer.

Além de trazer uma sensação interna e externa de paz e tranquilidade, promove a conexão com o momento presente do corpo dando-lhes consciência corporal.

Quaisquer que forem as práticas, todas precisam ter uma essência em comum: precisam ser aterradoras.

Pessoas com este Dosha acentuado precisam constantemente de se lembrar que têm um corpo material, que têm sentimentos, necessidades e ritmos como qualquer outra pessoa.

Vatas precisam se familiarizar com o que É. As suas mentes estão constantemente pensando no futuro ou no passado, criando histórias sobre o que foi e o que pode ser.

A sua incapacidade de aceitar o momento presente sem julgar ou criar imensas histórias sobre a sua experiencia os faz estar sempre ansiosos e com medo do que o momento presente poderá se tornar.

As emoções são um grande exemplo disto. As pessoas com o dosha Vata agravado podem ter a tendência de fugir de suas emoções, ficando ansiosas pela possibilidade de se perderem completamente em suas emoções.

Quando as pessoas cultivarem a auto observação deixando de lado julgamentos que correm em suas mentes; quando aceitarem a si mesmas como são, podem se conectar de maneira mais intensa com as suas emoções, senti-las e deixa-las passar sem resistência.

Os exercícios de respiração lenta e profunda são ótimos para trazerem as pessoas do dosha Vata para sentirem-se seguros com o seu corpo, acalmar a excitação mental e cultivarem o momento presente.

Lembre-se disto sempre que perceber a sua mente nas nuvens, distraída. Cultive a conexão com o seu corpo através da respiração.

E se quiser aprender mais sobre como equilibrar o seu dosha Vata, temos aulas de Yoga apropriadas todas as Terças, das 18h00 às 19H00.