Tantrismo, Vedanta e Sanquia

Curso de Introdução ao Tantrismo
Considerada uma escola heterodoxa e sincrética que enfatiza a prática em detrimento das doutrinas, o Tantra ( a palavra significa trama, ou ou acrônimo tan=expandir e tra=liberar, i.é, expandir a consciência e liberar o Ser) é a base de importantes escolas de yoga, entre elas o Hatha Yoga e o Laya Yoga.
O curso visa dar ao praticante os fundamentos das escolas tântricas não só hindus como de outros sistemas religiosos e filosóficos. Nas palavras de M.P. Pandit: “O Tantra é o maior desenvolvimento na evolução do pensamento espiritual indiano posto que ele representa uma tentativa de reconciliar os pontos de conflito aparentes entre as diferentes escolas filosóficas que surgiram após a era dos épicos.
O Tantra tenta sintetizar o Monismo do Advaita com o Dualismo do Sanquia, enriquecido com o Jnana e com o rasa (essência) do Bhakti, une a Natureza com o Senhor na individualidade do ser humano, harmoniza as demandas do Espírito com os limites da Matéria. Ele recupera a herança perdida dos Vedas que enfatiza a comunhão entre o homem, Natureza e Deus e a igualdade de status entre a Mãe Terra e o Pai Céu.
O principio do tantra é não rejeitar nada que Deus tenha criado, de utilizar todos os meios para elevar a consciência humana ao plano divino. Diferentemente dos sistemas que o antecederam, o Tantrismo é fortemente racional em seu enfoque; ele não exige a fé antecipada. É uma ciência que se auto verifica no desenvolvimento das energias naturais e, seus termos super-naturais levando a desfrute cósmico da vida em consciência espiritual. Em uma palavra é uma via de mukti e bhukti no sentido mais elevado.”

DuraçãoPreço
Numero de hs: 45
Preço: 350 Euros + 50 Euros de inscrição.
Plano do Workshop Agenda

Deixe uma resposta