Medicina Ayurvédica – Um Sistema de Cura Holística

A sua intenção é servir de guia no que diz respeito à alimentação e estilo de vida para que os indivíduos saudáveis permaneçam saudáveis e os que tenham problemas possam alcançar a saúde, ou seja, é uma ciência que procura promover a saúde e a felicidade.

Há vários aspectos na Ayurveda que são únicos:

1. As suas recomendações são diferentes para cada indivíduo no que respeita à alimentação e estilo de vida que devem adoptar para que permaneçam equilibrados e com saúde.

2. Foca-se no estabelecimento e manutenção do equilíbrio das energias da vida dentro de nós e não só nos sintomas individuais.

3. Na Ayurveda os diagnósticos são confirmados pela observação, análise, exame directo e pelos conhecimentos extraídos dos antigos textos sagrados.

4. Reconhece-se as diferenças constitucionais de todos os indivíduos, que são únicas, e por isso recomenda diferentes regimes para diferentes tipos de pessoas. Embora duas pessoas possam aparentar ter os mesmos sintomas exteriores, as suas constituições energéticas podem ser diferentes e por isso necessitarem de diferentes tratamentos e remédios.

5. Ayurveda é um sistema médico completo que reconhece que toda a inteligência e sabedoria flui de uma única fonte Absoluta (Paramatman). A saúde manifesta-se pela graça do Absoluto actuando através das leis da Natureza (Prakriti). Ayurveda promove a harmonia entre o indivíduo e a natureza levando-o a viver uma vida de equilíbrio e de acordo com as suas leis.

6. Ayurveda parte do princípio de que existem forças energéticas que influenciam os seres humanos. Estas forças são chamadas de Tridoshas e são descritas como as três energias fundamentais que regulam todo o processo natural nos níveis macrocósmicos e microcósmicos. Isto é, as mesmas energias que produzem efeitos nas várias galáxias e sistemas solares estão a operar a nível da fisiologia humana – na sua própria fisiologia. Estas três energias universais são conhecidas como Tridosha.

7. Uma vez que a Ayurveda relaciona de forma intrínseca o corpo com a mente, ela conjuga ao mesmo tempo uma enorme quantidade de informações sobre esta matéria nos seus diagnósticos e tratamentos.

8. Os antigos médicos Ayurvédicos compreenderam a necessidade de preservar a aliança entre a mente e o corpo e oferecer à humanidade ferramentas para relembrar e nutrir os aspectos subtis da humanidade. A Ayurveda busca curar a fragmentação e a desordem do complexo corpo-mente e restaurar a plenitude e harmonia em todas as pessoas.

Por isso, a Ayurvédica é muito mais do que um sistema médico, é uma Ciência de Vida. Todos nós somos partes integrantes da Natureza. Tal como os animais e as plantas que vivem em harmonia e utilizam as Leis da Natureza para viverem saudáveis e em equilíbrio, a Ayurvédica, através dos conhecimentos que possui, procura levar os humanos também a viverem de acordo com essas leis e princípios. … portanto correcto e justo dizer que a Ayurvédica é um sistema que ajuda a manter a saúde, pois utiliza os princÌpios inerentes da Natureza. Ela leva os indivíduos a reencontrarem o seu equilíbrio e viverem como seres verdadeiros, de acordo com a sua essência. A Ayurvédica é, portanto, uma ciência que existe desde o princípio dos tempos, pois desde sempre fomos governados pelas Leis da Natureza.