Tantrismo, Vedanta e Sanquia

Considerada uma escola heterodoxa e sincrética que enfatiza a prática em detrimento das doutrinas, o Tantra (a palavra significa trama ou acrônimo tan=expandir e tra=liberar, expandir a consciência e liberar o Ser) é a base de importantes escolas de yoga, entre elas o Hatha Yoga e o Laya Yoga.

O curso de Introdução ao Tantrismo visa dar ao praticante os fundamentos das escolas tântricas não só hindus como de outros sistemas religiosos e filosóficos.

Nas palavras de M.P. Pandit:

“O Tantra é o maior desenvolvimento na evolução do pensamento espiritual indiano posto que ele representa uma tentativa de reconciliar os pontos de conflito aparentes entre as diferentes escolas filosóficas que surgiram após a era dos épicos.

O Tantra tenta sintetizar o Monismo do Advaita com o Dualismo do Sanquia, enriquecido com o Jnana e com o rasa (essência) do Bhakti, une a Natureza com o Senhor na individualidade do ser humano, harmonizar as demandas do Espírito com os limites da Matéria. Ele recupera a herança perdida dos Vedas que enfatiza a comunhão entre o homem, Natureza e Deus e a igualdade de status entre a Mãe Terra e o Pai Céu.

O princípio do tantra é não rejeitar nada que Deus tenha criado, de utilizar todos os meios para elevar a consciência humana ao plano divino. Diferentemente dos sistemas que o antecederam, o Tantrismo é fortemente racional em seu enfoque; ele não exige a fé antecipada. É uma ciência que se auto verifica no desenvolvimento das energias naturais e, seus termos super-naturais levando a desfrute cósmico da vida em consciência espiritual. Em uma palavra é uma via de mukti e bhukti no sentido mais elevado.”

Os interessados deverão contactar diretamente uma das duas entidades formadoras:

Centro de Estudos de Yoga Narayana: https://www.yoganarayana.com.br/

E-mail:  cursos@yoganarayana.com.br

Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil: https://www.iyta.com.br/

E-mail: contato@iyta.com.br

 

Plano do Workshop Agenda