O termo Vata Dosha deriva da palavra sânscrita vayu que significa “aquele que move coisas”; sendo traduzido algumas vezes como vento. É composto pelos elementos espaço e ar – o mais leve e subtil dos cinco elementos. É considerado, de ceta forma, como o mais influente dos três doshas porque é a força matriz por trás dos outros dois doshas, que são incapazes de se movimentar sem ele.
Vata dosha é responsável por todas as actividades e sensações somáticas. É a inteligência cujos canais de percepção (temperatura, pressão, doçura, leveza, música de violino, etc.) através dos órgãos sensoriais apropriados, converte-os em acontecimentos psicológicos internos, e orquestra a apropriada resposta através dos órgãos da acção. É responsável por todos os movimentos na mente e corpo: o movimento do ar dentro e fora dos pulmões, o fluxo do sangue através do tracto alimentar, e pensamentos através da mente. Vata promove um saudável equilíbrio entre o pensamento e a emoção e faz surgir a criatividade, a actividade e a compreensão clara.
Pelo facto de vata regular o processo nervoso envolvido com o movimento, pensamentos, emoções, comer, beber, eliminação e outros funcionamentos gerais, o seu distúrbio pode muitas vezes ter consequências de grande alcance.
As pessoas com este tipo de temperamento dormem pouco, caminham depressa e falam em demasia. Os seus corpos são secos, e seu cabelo fino, escasso e frágil. Têm mentes inquietas e os seus pensamentos estão em constante divagação. Não gostam do frio e dos elementos frios, têm memória fraca e deixam muitas frases sem concluir porque as suas mentes passam abruptamente de um pensamento para outro. Apreciam os prazeres sensuais e sexuais, e gostam dos alimentos doces, azedos picantes e quentes. Comem em excesso ou frugalmente, ressonam e bebem líquidos.
Basicamente os indivíduos vata são imprevisíveis e inseguros. Gastam dinheiro com facilidade e têm tendência para permanecer pobres. A vida dos tipos vata é relativamente curta. Sonham morar nas montanhas, nas árvores e no ar, e voar sem ajuda mecânica. O corpo vata é delgado e alto, os joelhos nodosos e débeis. O pulso é ténue e move-se como uma serpente. Quando o ar (vayu) fica perturbado, evidenciam-se os seguintes sinais; sede excessiva, agitação, secura, aspereza, endurecimento da pele, dôr, asma, tosse, dôr de ouvidos, de garganta e de nariz, problemas circulatórios, afecções urinárias e constipação. Se o ar se torna excessivo, produz aspereza da voz, palpitações e um desejo de calor; a cútis escurece e leva a uma debilidade geral. Se o ar for insuficiente, produz desassossego e às vezes inconstância.
Quando vata se apresenta equilibrado decorre uma coordenação adequada de todas as funções do corpo; os movimentos associados com o comer, a digestão e a eliminação apresentam-se de forma normal; a actividade mental apresenta-se perfeitamente controlada juntamente com os órgãos de percepção e os de acção; há uma estimulação adequada dos sucos digestivos; o desejo de levar uma vida activa; vitalidade, curiosidade e interesse natural; nas descargas ocasionais das mucosas a secagem apresenta-se normal; a função respiratória não sofre nenhum desarranjo; o padrão do sono apresenta-se de forma normal; o teor de energia atinge um nível excelente.
Por outro lado, se houver desequilíbrio, o corpo apresenta-se enfraquecido ou desorganizado; os movimentos para comer, a digestão e a eliminação ficam perturbados podendo decorrer inchaço, obstipação, gazes; a mente apresenta-se agitada, confusa e a memória enfraquecida; os sentidos apresentam-se lentos, a percepção e a acção são impróprias e as respostas intempestivas; decorre uma deficiência dos sucos digestivos; uma perca de energia e alegria pela vida; descargas corporais persistentes; uma diminuição da respiração, tosse seca, distúrbios nos movimentos respiratórios; insónia, sono leve ou interrompido; fadiga sem motivo, ansiedade, preocupação, intolerância com frieza e esgotamento da força vital.
Resumidamente podemos dizer que os tipos Vata, por exemplo, beneficiam com uma alimentação simples e nutritiva e uma rotina regular.