Pitta Dosha

O termo pitta vem da palavra sânscrita pinj que significa to shine, de acordo com a explicação de Sir Monier-Williams, a sua etimologia exacta é um mistério. Tem o significado de “o que digere” e está associado com a ideia de ser tingido-de-amarelo ou bilioso. Num sentido mais amplo, a função digestiva Paittika inclui todas as transformações químicas e metabólicas no corpo e está associada com os processos que promovem a produção de calor. Pitta também governa a nossa habilidade para digerir ideias e impressões e, por isso, compreende a verdadeira natureza da realidade. Estimula o intelecto e cria entusiasmo e determinação.

Pitta é muitas vezes olhado como o “fogo” dentro do corpo. Pense nisso como a energia armazenada nas ligações químicas de todas as substâncias orgânicas que nos colocam em actividade: está armazenada nas nossas hormonas, enzimas, ácidos orgânicos e neuro transmissores. O antigo texto Charaka Samhita ensina que pitta funciona na digestão, produção de calor, providencia cor ao sangue, visão e lustro à pele.

As pessoas de temperamento pitta apresentam uma disposição para suar constantemente; são cultas, valentes e orgulhosas. Os cabelos são suaves, oleosos e loiros, e muito cedo ficam gris ou brancos. Amantes das flores e dos aromas, têm bom carácter, uma perspectiva espiritual, são amáveis, zelosas por natureza, intrépidas e salvariam, inclusive, os seus piores inimigos. Os pittas não seguem a religião predominante e sentem pouco apego pelas relações sexuais com o sexo oposto. Gostam dos alimentos doces, amargos e adstringentes, e apreciam especialmente as bebidas frias. A temperatura do seu corpo é quente. Os músculos e articulações são fracas e a virilidade e desejo sexual não são muito intensos. Os olhos enrijecem, factor que se acentua quando estão cansados ou quando sofrem uma intoxicação ou se expõem à luz solar. Têm uma pele suave, oleosa e quente. A duração de sua vida está dentro da média. São agressivos e evitam as brigas e os lugares onde possa existir o risco de se comprometerem com elas. São como o fogo, estrelas fugazes, relâmpagos, o Sol, a Lua, objectos brilhantes e plantas venenosas. Gastam o seu dinheiro com o luxo e inventam os seus próprios métodos para ganhar a vida. Quando a qualidade pitta se altera aparecem sintomas de acidez, sensações de ardor ou queimadura, sede, irritabilidade, enrijecimento dos olhos, indigestão, calor no peito e estômago, enfermidades da pele, visão defeituosa, suor excessivo e histeria. Se pitta for aumentando agravam-se as sensações de ardor e queimadura, evidencia-se uma preferência pelos alimentos frios e refrescantes, os olhos e a pele amarelecem, assim como a urina e as fezes; o indivíduo sofre insónias, desvanecimento e diminuem as funções de seus órgãos sensoriais. Se pitta diminui, observa-se uma pele opaca e uma diminuição do calor no corpo.

Quando pitta se apresenta equilibrado, a digestão é forte e completa; a temperatura do corpo e o mecanismo da sede apresentam-se de forma adequada, a visão é excelente; há uma boa compleição, uma pele com tom e coloração saudável; o cabelo apresenta-se lustroso e ligeiramente ondulado; a pessoa mostra coragem, alegria e é centrada nos seus objectivos; o intelecto é estimulado e aberto; há uma concentração constante na verdade, disciplina e responsabilidade e uma eficiência na assimilação dos alimentos. Por outro lado, se houver desequilíbrio, a digestão apresenta-se incompleta e decorre uma diferenciação pobre entre nutrientes e desperdícios; a temperatura do corpo torna-se irregular, a transpiração fica perturbada e há uma admissão irregular de fluidos; a visão torna-se fraca; há uma variação na cor da pele podendo-se tornar manchada, inflamada e de aparência doentia; a pessoa torna-se irritadiça, ansiosa, impulsiva e obsessiva; decorrem perdas de energia e alegria pela vida; a pessoa passa a ter as faculdades de raciocínio lentas e fica espiritualmente empobrecida, podendo passar a ter azia, úlcera péptica, intestinos irritáveis, hemorróidas, diarreia e tendência para se tornar alcoólica.

Resumidamente, podemos dizer que os Pitta necessitam de equilibrar a sua intensa agenda com mais tempos de laser.