Kapha Dosha

O termo Kapha deriva da palavra sânscrita shlish que significa “aquele que mantém as coisas juntas; abraçar, coerente”. Têm-se também como uma das outras designações para Kapha que aparece em alguma literatura antiga, o termo shleshma, cujo significado é a força que estrutura tudo, desde um átomo individual ou célula até á robusta estrutura muscular e do esqueleto. Kapha dá força, estabilidade e resistência, tanto física como psicológica, e promove emoções humanas e capacidades, tais como o amor, compaixão, empatia, compreensão, perdão, lealdade e paciência. Uma função muito importante do Kapha dosha no corpo humano é a que governa a imunidade e a resistência às doenças; a sua energia promove auto-cura e o processo em avanço de auto-reparação do qual nós estamos grandemente inconscientes.

Quando os efeitos de Vata e Pitta se tornam activos no corpo, Kapha actua limitando e controlando estas duas forças e prevenindo a sua actividade excessiva. Os dois mahabhutas que compõem Kapha são água e terra. Juntos, estes dois elementos prototípicos formam o fundamental protoplasma da vida. Kapha transmite a estabilidade mente-corpo-espírito e capacidades de recuperação. É a forma anabólica presente no corpo que governa a formação de neuropéptidos, revestimento estomacal e todas as novas células e tecidos que são constantemente destruídas e recriadas.

As pessoas de temperamento Kapha – dominadas pela mucosidade – possuem uma disposição indulgente e uma grande virilidade. Têm uma boa condição física, são um pouco fortes e por vezes apresentam um excesso de gordura. A mente apresenta-se estável; são sóbrios por natureza. Suas caras são como uma lua e suas articulações são sólidas, fortes, suaves e lisas. O corpo tem a cor do cobre, do ouro ou da flor de lótus, as mãos são largas e o peito grande e robusto. São sujeitos atractivos, com corpo suave. O cabelo é forte, oleoso, grosso e encrespado. Não se sentem perturbados pela fome, sede, dor, interrupções ou ruídos. Sábios e amantes da ordem, os kaphas honram a sua palavra.

Obedecem aos princípios e a pratica do correcto viver; falam com a voz baixa mas são rancorosos com os seus inimigos durante um longo tempo. Amam os prazeres sensuais. São diligentes, modestos e tem tendência para dormir profundamente durante longos períodos. Sonham com rios, reservatórios de água, oceanos, lagos, aves, aquários e flores de lótus. Quando kapha fica perturbado, fica bloqueado e pesado, com sonolência, náuseas, peso nas articulações e uma sensação de envelhecimento. Às vezes têm também uma sensação de sabor doce na boca. Se kapha continua a aumentar, agrava-se o peso nas extremidades, sensações de frio, sono excessivo, articulações frouxas, bloqueios energéticos e a pele torna-se pálida. Se kapha diminui, produz secura, sensação interna de ardor ou queimadura no estômago e intestinos, sede, articulações frágeis, insónia e debilidade geral.

Quando kapha se apresenta equilibrado decorre uma excelente assimilação nutricional, a musculatura apresenta-se firme e os ossos fortes; uma lubrificação e humidade adequadas através do corpo; articulação firme; físico estável, compacto e forte, potência sexual e imunidade fortes; estado de calma, pessoa clemente, compreensiva e paciente; digestão forte, apetite regular e regulação fisiológica da humidade respiratória equilibrada. Se estiver em desequilíbrio, decorre um mau status nutricional, flacidez e a pessoa fica fatigada com facilidade; surge certa sequidão, pois a mucosa e a saliva diminuem; as articulações mostram-se soltas com predisposição para entorses; o físico apresenta-se mole, enfraquecido e obeso; impotência sexual, sedentarismo e a imunidade diminui; a pessoa apresenta-se intolerante, insegura, ciumenta e rude; a digestão fica lenta e o apetite desregulado e pode ocorrer também um excesso de produção das mucosas por parte de todo o sistema.

Resumidamente podemos dizer que as pessoas do tipo Kapha necessitam de uma dieta mais condimentada e de actividades mais estimulantes.