Yoga para equilibrar as pessoas de Dosha Pitta

As pessoas de Dosha Pitta geralmente têm a tendência a serem mais fortes, de juntas lubrificadas, fogo digestivo alto e temperamentos mais impulsivos, intensos e até competitivos.

Para estas pessoas, o conceito para as equilibrar é “refrescar”. As pessoas com o predomínio de Pitta têm predominando em sua composição os elementos fogo e água. Se o fogo aumentar há que desenvolver actividades e cuidar da alimentação para refrescar a sua fisiologia e temperatura. As práticas de interiorização espiritual e do yoga são muito benéficas para balancear a energia destas pessoas pois são muito competitivas. Algumas Asanas do Yoga os ajudam em especial as que massajam a região abdominal, o fígado e a vesícula. Importante que a prática de Yoga não gere muito calor, especialmente na região da cabeça, por isso deve-se evitar que permaneça nas posições invertidas por muito tempo.

Abaixo estão alguns exemplos de Asanas indicados para pessoas de Dosha Pitta:

 

É indicado também que a prática não seja muito rápida ou cansativa, mas sim mais calma, refrescante e intuitiva.

No final da aula também pode se fazer um exercício de respiração que ajuda a esfriar o corpo, chamado Seetkari. Você pode ver como fazê-lo neste artigo.

Se tiver qualquer dúvida pode vir a uma aula experimental de Yoga para este Dosha!

 

Referências:

Ayurveda, Saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – Dr. Danilo Maciel Carneiro

Fotos – ayurveddoctor.com; stegforhalsa.se; dinosauriens.info; longevity.media; yogadivinity.com.

Deixe uma resposta