Yoga para equilibrar as pessoas de Dosha Kapha

As pessoas com predominância do Dosha Kapha têm em maior quantidade na sua composição física os elementos: água e terra. O Dosha Kapha, como também os outros dois, também esta relacionado com reacções psicofísicas, ou seja com os Gunas Mentais.

A estabilidade, constância e tranquilidade são algumas das características das pessoas com a predominância do Dosha Kapha, podendo aparentar uma constituição física mais pesada, sólida com energia vital duradoura, grande vigor físico, digestão mais lenta e andar lento.

Quando em equilíbrio, as pessoas com este Dosha tem a tendência em serem mais serenos, pacientes, generosos, protetores com grande tolerância. Entretanto quando em desequilíbrio podem aparentar características letárgicas, insensíveis, possessivas e indolentes.

Com o Yoga, reequilibramos este Dosha com bastante movimento, dinâmica e progressão; uma prática mais energizada, com um aumento de exercícios em pé e de equilíbrio – que trabalham as emoções e o sistema nervoso – e uma diminuição de Asanas de longa permanecia, exercícios sentados e de flexão – que aumentam a letargia. Práticas como Ashtanga Vinyasa e Power Yoga são indicadas.

Exercícios de abertura peitoral (extensão torácica) são ótimos para estimular a energia que tende a ficar acumulada na região “sede” de Kapha. Estes exercícios ajudam ainda a estimular a actividade pulmonar, assim como eliminar excesso de muco.

Asanas indicados para as pessoas de Dosha Kapha:

Asanas indicados para as pessoas de Dosha Kapha:

Se ainda não sabes qual seu Dosha predominante, faça o teste aqui!

 

Referências:

Ayurveda, Saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – Dr. Danilo Maciel Carneiro

Fotos – Augustyoga.com; fitnessyoga.com; yogatiday.com.

Deixe uma resposta