Calatonia e Toques Subtis

A Calatonia® e os Toques Sutis mobilizam o mundo interno, trazendo memórias, sensações, sentimentos, imagens, intuições, e ainda atuam em níveis transpessoais, fazendo uma ponte com o Self, criando uma oportunidade para o autoconhecimento.

Sándor criou os Toques Sutis como trabalho corporal extremamente delicado, organizado em seqüências de toques sobre a pele, em vários pontos corpo. A primeira aplicação deste método foi com pacientes do pós-guerra, e seu efeito no tratamento de traumas, dor, estados de choque e depressão, angústia e ansiedade foram notáveis.

Este método pode ser utilizado como técnica de relaxamento, técnica para consciência corporal, técnica de meditação e contemplação, e na psicoterapia como uma metodologia aliada a psicologia de Jung. Pode ainda complementar outras abordagens corporais mais intensas ou massagens, pois traz ao paciente um centramento e uma harmonização físio-psíquica profunda. Esse método tem sido usado no tratamento de pacientes com problemas cardíacos, câncer, e outros sintomas psicossomáticos, com relatos muito positivos.

A base dos toques sutis e da Calatonia® é sua capacidade de reorganizar o organismo em sua totalidade e restabelecer a auto-regulação. A auto-regulação é a habilidade natural do corpo e da psique de ajustar e otimizar seu funcionamento e equilíbrio a qualquer momento. Mas essa auto-regulação muitas vezes é desorganizada pelo estresse físico, emocional e mental, ou pelo impacto excessivo das mudanças internas ou externas, por exemplo, um trauma. Faz-se então necessária uma intervenção que aborde o corpo e a psique para restaurar a auto-regulação e equilíbrio físio-psíquico.

INFORMAÇÕES

Centros de Estudos Calatonia e Toques Sutis

Agenda