escolha certa

Terapeutas e Cursos Credenciados

Escolher um terapeuta ou formador nos dias que correm é muito dificil quando precisamos e não temos referências.

Este alerta da Federação Europeia de Yoga, Yogaterapia, Ayurveda e Disciplinas Associadas é para todos os que procuram por um serviço de qualidade.

Muito do descrédito das terapias orientais hoje deve-se a pessoas sem escrúpulo que dão formações, duvidosas, sem estarem habilitados.
Os alunos da Alba-Associação Luso Brasileira de Ayurvédica, da Alia-Associação Luso Indiana de Ayurveda, da Assepyya-Associação Europeia dos Profissionais de Yoga, Yogaterapia e Ayurveda que estão habilitados para aturem no mercado como terapeutas, profissionais na área em que estudaram possuem um certificado numerado, registado em livro próprio das Associações.
Solicita-se a todos os centros, spas, espaços onde se pratica a arte corporal tradicional, terapias orientais ou ocidentais, que verifique a validade destes certificados e por quem foi emitido. Há imensos cursos sem credibilidade alguma, a ensinar disparates com o nome das medicinas não convencionais.
Exija a comprovação e o registo nas entidades credenciadas pela Federação ou na própria federação. Igualmente, os formadores credenciados pelas Associações possuem um certificado próprio de formação de formadores, onde consta as horas da formação de formadores e que os habilita ao ensino das técnicas em que esta autorizado, numerados, onde consta a área ou curso que estão habilitados.
A emissão deste documento é feita pela Federação Europeia de Yoga, Yogaterapia, Ayurveda e Disciplinas Associadas. Tanto os formadores quanto os profissionais e terapeutas deverão ainda apresentar a Cédula Profissional que é emitida pela Federação Europeia de Yoga, Yogaterapia, Ayurveda e Disciplinas Associadas.
A Federação Europeia emite Cédulas Profissionais a profissionais da área que abrange.
As Cédulas são emitidas apenas para os que estudaram em entidades credíveis. Ressaltamos ainda que nem todas as entidades que possuem DGERT são credíveis, principalmente aquelas que atuam em diversas áreas díspares umas com as outras.
Vender cursos é muito fácil, habilitar as pessoas, apenas visando apenas o dinheiro, sem o conteúdo adequado é muito fácil.
Certificados de cursos emitidos por ervanárias, ou mesmo em nome individual do formador, não são validos.
Cuidado ainda com certificados emitidos por entidades de formação que são duvidosas! Onde se vende de tudo há que desconfiar!
Há inúmeras pequenas empresas, em nome individual ou Limitadas, que estão a se aproveitar do momento me que vivemos para ganhar dinheiro fácil e sem escrúpulos. Agradecemos a todos que exijam os comprovativos para garantir a qualidade profissional e da formação.
A Federação e as Associações qualificam formadores. Este possuem cédula de formação de formadores emitidos pela Federação com o aval de uma ou mais associações federadas.


Para solicitar mais informações dirija-se a Federação Europeia de Yoga, Yogaterapia, Ayurveda e Discipinas Associadas, consulte os nossos contactos.


Em breve estaremos colocando no site da Federação a lista dos cursos e entidades que não tem qualidade alguma e de formadores que não estão credenciados a ensinar alguns dos sistemas que procuramos preservar de acordo com a tradição.