O Tui Na na pratica

O que é o “Tui Na”

A Massagem Tui Na é uma das mais antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa junto com a acupuntura e a medicina alternativa.

As antigas escrituras da medicina chinesa encontram-se no “Nei Ching”, datado da 2300 a.C., que apresenta muitos capítulos sobre a massagem. Embora Tui Na tenha vindo a ser praticada na China por mais de 4 mil anos, e ainda hoje seja utilizada nos hospitais, clínicas e spas de todo o país, só agora está a chegar ao Ocidente.

O nome Tui Na vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura : “Tui” significa empurrar e “NA” significa segurar com força. Tui Na, como é praticada na China, trata de casos que no Ocidente exigem a ajuda de um osteopata, quiroprático, fisioterapeuta ou terapeuta desportivo. É mais eficaz do que qualquer uma dessas especialidades médicas, já que não actua apenas nos músculos e nas articulações, mas também num nível mais profundo, produzindo efeitos no fluxo da energia vital da vida no corpo. Na teoria chinesa esta energia da vida, chamada Qi (que se pronuncia “txi”), permeia todo o Universo e é a força activa para toda a vida. No corpo, Qi corre em canais chamados Meridianos e fornece energia para todos os orgãos e tecidos do corpo assim como para a mente.

O Tui Na requer pressão nos Meridianos e nos pontos especificos. Esta pressão interfere no fluxo de Qi, fazendo com que este se mova livre e calmamente por todo o corpo. A boa distribuição de Qi no corpo tem efeitos profundo em todos os aspectos do bem-estar emocional, intelectual, espiritual e físico. A medicina chinesa acredita que todas as doenças são causadas por desequilíbrios e bloqueios no fluxo do Qi. Quando o fluxo de Qi está equilibrado a pessoa sente-se relaxado, confiante, cheio de energia e entusiasmado. Não sente tensão ou dores, fica cheio de vigor e irradia energia. Muitos de nós conhecemos este sentimento, mas o vivenciamos raramente, porque passamos a maior parte do tempo num nível de energia inferior ao desejável.

Na visão chinesa, emoções muito fortes, são consideradas excessos. Alegria, medo, raiva, tristeza, ansiedade ou stress afectam o fluxo harmonioso de Qi no corpo. Embora seja sadio vivenciar emoções, muita excitação pode superestimular o fluxo de Qi causando impaciência e insónia, enquanto que sentimentos como raiva podem levar à depressão. Todos os excessos e deficiências destroem o processo de equilíbrio de Qi, em contrapartida, boas horas de sono, descanso, exercícios regulares, bom relacionamento, boa dieta incentivam um fluxo suave de Qi. Embora seja ideal ter equilíbrio e harmonia em todos os aspectos da nossa vida é extremamente difícil, senão impossível, mantê-los. Tui Na é um método poderoso e valioso para restabelecer o equilíbrio quando factores emocionais e externos estão em desequilíbrio.

Tui Na na prática

Tui Na actua holisticamente no equilíbrio do fluxo de Qi por todo o corpo, mente e espírito. Um profissional treinado perguntará sobre a saúde e estilo de vida do seu paciente ou cliente e observará cuidadosamente para descobrir onde está o bloqueio ou o desequilíbrio do livre e suave fluxo do Qi.

Assim, saberá quais os Meridianos que precisam de ser tratados para voltar a estabelecer a harmonia e, também, os pontos energéticos e específicos desses Meridianos para que o tratamento ou a massagem seja mais eficaz.

A comunicação activa entre o doador e o receptor e a percepção entre eles é parte fundamental de Tui Na. Durante a massagem, a manifestação da sensação de bem-estar ou dor mostra ao profissional os pontos a serem tratados e a intensidade da pressão a ser utilizada. Tui Na também energiza o terapeuta, tanto no nível físico como no emocional, pela interacção de Qi do doados e do receptor.

O Tui Na pode ser praticado em todas as pessoas desde adultos, crianças e idosos. Os nossos terapeutas aprendem a diferenciar a capacidade física de cada cliente ou paciente para lhe proporcionar uma massagem agradável, terapêutica e correctiva.

Uma das maiores mais valias do Tui Na e a vantagem de um Spa ter técnicos credenciados nesta modalidade é que ela se adapta a todas as necessidades e exigências dos clientes.

Um técnico especializado em Tui Na e treinado por outros técnicos que têm experiência nas áreas de clínica e de spa, aprende as técnicas tanto para o equilíbrio do fluxo do Qi como atrás se menciona como também aprende a utilizá-las na estética facial, fazendo uma massagem correctiva a nível de rugas e anti-envelhecimento, como em casos de regulamentação de peso e perca de volume (celulite).

O Shistsu – uma variação do Tui Na

Por volta de mil anos atrás, o Tui Na foi introduzido no Japão, onde foi modificado, e tornou-se o que hoje conhecemos por Shiastu. Ambos os sistemas visam ao equilíbrio do fluxo de Qi por todo o corpo e Meridianos, mas utilizam-se técnicas diferentes.